resumo.gif (1740 bytes)

Posteres

Nitrogênio Geológico na Formação Agha Jari da Bacia Bisheh Zard: Um Dilema

Sayyed Ahang Kowsar, Ali Reza Yazdian
Fars Research Center
Shiraz, Iran
E-mail: nafissis@sums.ac.ir

 

Resumo

A deficiência de nitrogênio (N) é classificada, logo depois da água, como a segunda maior limitação à produção agrícola nas areias grossas e argilosas da planície de Gareh Bygone (GBP) no sul do Irã. Para melhor utilização dos recursos é essencial ser criterioso no manejo de energia. Contrariamente aos casos registrados, a poluição de águas superficiais pelo N pode ser benéfica na GBP. A formação Agha Jari, na qual a bacia Bisheb Zard (BZB), que alimenta a GBP de águas de inundações, se formou, contém NO-3 e NH+4 em seus componentes areia, silte e calcáreo. Dessa maneira, espera-se que algum N geológico, dissolvido na inundação e carreado pela carga suspensa, atinja o lençol freático e também supre as plantas que entram em contato com a água e/ou sedimento.

Para estudar a origem do N na BZB e identificar o destino do N dissolvido e absorvido à medida que ele viaja da bacia hidrográfica para o lençol freático, foram coletadas e analisadas, para NO-3 e NH+4, 13 amostras de rocha, 07 amostras de água de inundação e 71 amostras de solo. A concentração de NO-3 estava mais alta que de NH+4 em todas as amostras: 77 ppm vs. 38 ppm na água de inundação; 47 ppm vs. 20 ppm no solo; e 22 ppm vs. 12 ppm nas rochas. Considerando a média anual de influxo do sistema de inundação da GBP em 10 milhões m3, o sistema recebe 370 toneladas métricas de NH+4 e 770 toneladas métricas de NO-3 as quais excedem o requerimento de N de pequenos grãos se o sistema for planejado para eles.

Como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos estipula o nível máximo de contaminação do NO-3 - N de 10mg por litro (44,4 mg NO-3 por litro), e sua concentração na água de inundação na GBP é 1,73 vezes aquela quantidade, a purificaçõ da água é a palavra de ordem. Espécies vegetais de alto consumo de NO-3 podem oferecer uma tecnologia ambientalmente amigável para reduzir os efeitos deletérios da inundação contendo N. O estudo relacionado com o fluxo de N em direção ao lençol subterrâneo será descrito posteriormente.