resumo.gif (1740 bytes)

Posteres

Sistema de Recarga Artificial e o Destino das Partículas Dissolvidas e Suspensas na Água de Inundação: Um Estudo de Caso em Damghan Playa, Irã

Majid Baghernejad
College of Agriculture
Shiraz University, Iran
E-mail: nafissis@sums.ac.ir

 

Resumo

A inundação de terras áridas é uma nova e difundida técnica experimental que se acha em desenvolvimento em diversas partes do Irã. Chuvas intensivas de curta duração, características de regiões áridas, carream grandes quantidades de partículas de solo de vários tamanhos. Damghan Playa, onde se desenvolve um projeto de recarga artificial, foi escolhida a fim de estudar o destino das partículas em suspensão e dissolvidas, de argila, carbonato de cálcio e gipsita, carreadas.

Damghan Playa está localizada 30 km à leste da cidade de Damghan. O principal objetivo desta pesquisa foi determinar os efeitos do sistema artificial de recarga sobre o transporte de partículas de solo e sua subsequente redeposição nos solos. Materiais de origem calcárea e gipsítica da região foram identificados como fontes de partículas de argila, carbonato de cálcio e gêsso carreados pela inundação. As propriedades físico-químicas e as características micromorfológicas dos solos foram determinadas a fim de estudar a distribuição e a redeposição dessas partículas nos perfís do solo.Os resultados dessa pesquisa mostraram algumas alterações físico-químicas e micromorfológicas nos solos. As alterações incluiram translocação, em adição às partículas de carbonato de cálcio, gesso e argila; tipo e distribuição dos vazios; redução na permeabilidade do solo; formação de Cutans e calcitícos; hipocama das de calcita; e infiltrações de calcita nos vazios. As partículas depositadas causaram obstrução dos grandes vazios.