Como participar

Clique no menu inscrições, forneça seus dados e clique em 'Efetuar inscrição'. Faça o pagamento da inscrição e aguarde liberação para envio de trabalhos.

Trabalhos

Para submeter trabalhos use o email e a senha fornecidos no cadastro para acessar a área do usuário. Após o pagamento ser efetuado apacerá a opção para envio de trabalhos.

Apresentação

     Estudos científicos comprovaram que a terra vem passando por alterações relacionadas ao clima produzindo efeitos significativos em fatores meteorológicos, principalmente a ocorrência do aumento da temperatura mundial ou aquecimento global e conseqüente aumento do processo de desertificação.
     O Semiárido brasileiro já apresenta sinais de vulnerabilidade aos efeitos do processo de desertificação que vem ocorrendo na região. Nesse caso, as instituições de pesquisa regionais e nacionais já vêm se preocupando com os temas de mudanças climáticas e seus efeitos intensificando as discussões sobre cenários futuros utilizando modelos climáticos e os riscos de desertificação, a fim de obter soluções sobre possíveis adaptações às mudanças climáticas, principalmente no que se refere à conservação dos recursos naturais, produtividade agrícola e qualidade de vida.

Antecedentes

     Em abril de 2008, foi realizado em Petrolina, o I Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro. Neste evento foram apresentados os cenários climáticos futuros e suas implicações para a região semiárida, além da apresentação e discussões sobre o processo de desertificação e as questões referentes à vulnerabilidade e a percepção da sociedade em relação aos problemas ambientais, sociais e econômicos advindos das mudanças globais.
     Diante do cenário climático futuro, iniciou-se discussões sobre o progresso e as incertezas no estudo das causas, os possíveis impactos gerados e suas conseqüências para o semiárido brasileiro. Por meio do evento foi gerada uma base conceitual e referencial que fortaleceu a capacidade técnica e institucional das entidades envolvidas no combate a desertificação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro. Como produto final foi gerado um relatório com proposições de pesquisa necessárias para mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas e um livro como referencial teórico sobre o tema.
     Dando continuidade, em maio de 2009, foi realizado o II Simpósio sobre Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro, em Campina Grande (PB), organizado pelo Instituto Nacional do Semiárido. O evento também contou com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa, onde buscou-se o fortalecimento das redes de trabalho e a apresentação das perspectivas dos trabalhos em andamento.

Objetivos

     A realização do III Simpósio sobre mudanças climáticas e desertificação: “Experiências para Mitigação e Adaptação” tem como objetivo reunir pesquisadores, tomadores de decisão e demais profissionais da área debatendo temas importantes relacionados a Políticas públicas para redução da emissão de CO2; Ações de combate à desertificação; Potencialidades do bioma caatinga frente às mudanças climáticas; Manejo, Estoque e dinâmica no fluxo de carbono no Bioma Caatinga; Agricultura de baixo carbono e Tecnologias de adaptação às Mudanças Climáticas.
     O evento será realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011, em Juazeiro-BA e deverá contar com a participação de especialistas na área, de nível nacional e internacional, para compartilhamento e consolidação de informações recentes, estimulando a discussão a respeito de estratégias de ações futuras e mitigação dos problemas relacionados à desertificação.