Submissão de Trabalhos
Clique na abas abaixo para detalhar os tópicos.
- 1. ORIENTAÇÕES AOS AUTORES
1.1. As inscrições dos trabalhos científicos serão feitas somente online;
1.2. Os resumos deverão ser enviados até o dia até 11 de Julho de 2011;
1.3. Não serão aceitos resumos após o vencimento do prazo;
1.4. O envio dos trabalhos só será possível após a confirmação do pagamento da inscrição, que requer um prazo de 3 (três) dias úteis para ser compensado;
1.5. Será retornado um e-mail, acusando o recebimento do resumo, até cinco dias úteis após o seu recebimento. Não recebendo o retorno do e-mail nesse prazo, o autor deverá imediatamente entrar em contato com a Secretaria Executiva do evento;
1.6. Após a revisão do resumo expandido, a comissão técnico-científica informará ao responsável pelo envio do mesmo, até 30 de agosto de 2011, sobre a aceitação ou não do trabalho enviado;
1.7. Serão aceitos, para apresentação no III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido, resumos expandidos inéditos, oriundos de trabalhos realizados nas diferentes áreas;
1.8. Serão aceitos somente 2 (dois) resumos expandidos por autor principal, não havendo, porém, limitações quanto à participação como co-autor;
1.9. Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho ou revisões bibliográficas;
1.10. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos resumos expandidos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor (es);
1.11. Serão consideradas também a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência dos mesmos ao evento;
1.12. Os resumos serão apresentados na forma de pôster;
1.13. Serão aceitos resumos que contemplem os temas Mudanças Climáticas ou Desertificação, nas seguintes áreas de conhecimento:
• 1. Agricultura
• 2. Pecuária
• 3. Recursos hídricos
• 4. Biodiversidade
• 5. Recuperação de áreas degradadas
• 6. Educação Ambiental
• 7. Solos
• 8. Cenários futuros
1.13.1 O autor deverá assinalar a área principal correspondente ao trabalho. Cada trabalho deverá ser inscrito em uma única área;
- 2. NORMAS
2.1. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), com margens superior e esquerda de 30 mm e inferior e direita com 20 mm;
2.2. O texto deverá ser escrito na fonte Times New Roman, tamanho 12 para os títulos, 11 para o texto, com espaçamento de 1,5 entre linhas;
2.3. O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componentes(s) da equipe de trabalho (Fonte Times New Roman, tamanho 10, primeiro autor deve estar sublinhado). As qualificações tais como escolaridade, instituição de vinculação, endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentados, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores. Estas informações devem ser escritas na Fonte Times New Roman, tamanho 8 e centralizado;
2.4. Os originais do trabalho (resumos expandidos) conterão, no máximo seis (6) e, no mínimo quatro (4) páginas, obedecendo à sequência: Título, Autor(es), Informações dos Autores, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Esses itens deverão ser gravados em negrito e centralizados, com os textos justificados e separados por um espaço;
2.5. Os nomes científicos serão escritos em itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;
2.6. As figuras (desenhos, ilustrações e fotos) serão inseridas, logo após sua menção no texto e não devem ultrapassar a margem da página. As fotografias deverão ser em alta resolução, no mínimo 300 dpi, As legendas das figuras e tabelas deverão seguir as normas da ABNT, ser auto-explicativas e concisas. Nas tabelas deverão ser colocadas acima destas e nas figuras e fotos abaixo das mesmas e numeradas em ordem crescente;
2.7. As Referências devem ser normalizadas de acordo com as Normas da ABNT – NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usadas abreviações para títulos de revistas e periódicos;
2.8. Os trabalhos devem ser submetidos no formato .doc;
- 3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
3.1. Utilize o e-mail e a senha fornecidos durante o cadastro para acessar a Área do usuário e fazer a submissão do(s) trabalho(s);
3.2. A Área do usuário fica no canto esquerdo do site. Clique aqui para acessar
- 4. RESULTADO
4.1. Os resumos serão submetidos à Comissão Científica do III SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO, que aprovará ou não a sua apresentação, na forma de pôster;
4.2. A carta de aceite ou recusa será enviada ao mesmo e-mail usado no cadastramento do sistema on-line de submissão de resumo até 30/08/2011;
- 5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. A confecção do Pôster deve ser feita somente após o aceite do trabalho;
5.2. O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos:
• Título do trabalho e nome dos autores, por extenso (Parte superior);
• Introdução;
• Objetivos;
• Metodologia;
• Resultados Obtidos;
• Conclusão/Considerações finais.
5.3. Tamanho do Pôster: largura – 80 cm; altura – 120cm;
5.4. O texto do Pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1,00 m;
5.5. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis;
5.6. Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;
5.7. A fixação do pôster será feita pelos autor (es), 1 (uma) hora antes do início da apresentação e deverão ser retirados após o término do horário estipulado para a apresentação e entregada dos certificados. O(s) pôster deverá conter cordão para afixar no gancho do painel. O(s) autor (es) deverá(ao) trazer a fita crepe caso haja necessidade de fixação com a mesma;
5.8. O(s) autor (es) deverá (ao) apresentar de acordo com a data estipulada pela comissão científica. Não será permitida a troca da data de apresentação;
5.9. É obrigatório que:
• Pelo menos um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster, durante todo o tempo da Sessão, para explicitar os resultados do seu estudo aos interessados;
• O título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento;
5.10. É proibido a apresentação:
• Por terceiros;
• Utilizando-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão;
5.11. O período de apresentação será em torno de uma (1) hora, de acordo com a programação oficial;
5.12. Cada trabalho terá um painel para fixação, identificado com o número do pôster que estará à disposição dos autores no dia e local da apresentação;
- 6. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
6.1. Os trabalhos apresentados serão certificados;
6.2. Será entregue 01 certificado por trabalho contendo o nome de todos os autores;
6.3. Os certificados serão entregues no local de apresentação do pôster;
- 7. PUBLICAÇÃO
7.1. O trabalho, uma vez aceito, será publicado nos anais do III SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.