resumo.gif (1740 bytes)

Posteres

Bombas Manuais de PVC

José da Rocha Coqueiro, Caitité Bahia
Comissão Pastoral da Terra - Diocese de Caetité
46.430-000 Caitité - BA, Brasil
Tel: (077) 451-4169
Fax: (077) 451-3009

 

Resumo

A CPT - Comissão Pastoral da Terra de Caitité - BA oferece a trabalhadores rurais (que têm habilidade para trabalhos manuais) cursos para a fabricação da bomba de PVC (polyvinyl chloride).

O PVC rígido soldável usado são tubos Classe 15, diâmetros de 160 e 110 mm. Este material é excelente para a confecção de bombas manuais pelos seguintes motivos:

-encontra-se com facilidade no mercado;
-durabilidade;
-resistência à pressão;
-amoldável à baixa temperatura;
-não exige equipamentos sofisticados;
-além de tubos de PVC usar-se somente madeira, couro, parafusos e cola.

Atualmente em alguns municípios esses agricultores fabricam essas bombas para uso próprio ou para venderem. Portanto as técnicas de construção e manutenção são de domínio dos agricultores que participaram do curso.

Os resultados conseguidos com a bomba são satisfatórios. Em locais planos, ela é capaz de bombear 3.200 l/h. elevando cerca de 8 m a vazão cai para 1.500 l/h. O limite máximo de sucção até agora é de 6 m, já conseguimos bombear água a cerca de 300 m. Usar-se a bomba manual de PVC para tirar água de cisternas e barreiras, elevar água de poços para outras caixas para uso doméstico e para animais, como também para irrigar hortas, pequenas áreas de feijão e fruteiras. Atualmente estão mais de 100 bombas em uso na região, elas não são mais difundidas por causa do baixo poder aquisitivo do trabalhador rural, uma vez que a bomba de PVC custa entre R$ 90,00 e R$ 100,00.