Home
  A Unidade
  Pesquisas
  Serviços
  Biblioteca
  Publicações Online
  Agenda de Eventos
  Licitações
  Notícias
  Área Restrita

Webmail
Login
Senha
Acesse Também
BDPA
Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária
Sistemas de Produção
Criação e cultivo
Proeta
Incubação de Agronegócios
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Resíduos
Gerenciamento de Resíduos
SNPA
Sociedade Nordestina de Produção Animal
AESA
Associação dos Empregados do Semi-Árido
Agrolivre
Software Livre para Agropecuária
Pesquisadores
Encontre aqui quem fala sobre o quê na empresa
antispam.br
Conheça e ajude na campanha antispam
Prosa Rural
Programa de rádio produzido pela Embrapa
 
Buscar
  Você está aqui: Home
  Untitled Document
Recursos Genéticos

 
Os recursos genéticos são importantes recursos naturais para o semi-árido nordestino. São importantes para a agricultura irrigada e também para a área não irrigada, os dois principais eixos de desenvolvimento rural da região porque são a base inicial para qualquer programa de melhoramento genético, lembrando que o melhoramento genético é responsável por cerca de 50% do produto final de qualquer espécie vegetal, sendo os outros 50% provenientes da melhoria ambiental.

A agricultura tradicional do semi-árido também encerra espécies de grande interesse na área de recursos genéticos como as cucurbitáceas, sendo que esta família também se encontra na pré-amazônia como o Maranhão. As espécies foram cultivadas por muitos anos, num ambiente quase que exclusivamente isento de qualquer tipo de agroquímico. Também, nos pomares domésticos existem muitas espécies frutícolas provenientes de outros centros de origem que apresentam uma razoável variabilidade genética como ocorre com a mangueira, concentrando-se nas áreas úmidas litorâneas, especialmente nas capitais.

Para a área irrigada do semi-árido a totalidade de espécies cultivadas são provenientes de outros centros de origem e, por conseguinte, não são adaptadas às condições de cultivo seja devido à suscetibilidade a doenças, pragas ou características fisiológicas. Destacam-se as espécies olerícolas e frutícolas.

A Embrapa Semi-Árido organizou alguns Bancos de Germoplasma e Coleções de Trabalho, estas últimas encerrando uma variabilidade genética menor, para as espécies relevantes seja para a agricultura irrigada e não irrigada. Os Bancos de Germoplasma são manejados pelos curadores. O trabalho de recursos genéticos é feito em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sediado em Brasília. Estão sendo trabalhadas espécies olerícolas (cucurbitáceas), frutícolas (mangueira, videira, acerola, goiaba, umbuzeiro, tamareira), raízes e tubérculos (mandioca) e forrageiras (capim buffel e maniçoba). Maiores informações sobre os recursos genéticos da região Nordeste, inclusive da região semi-árida, podem ser vistos nos Anais do Simpósio de Recursos Genéticos e Melhoramento de Plantas para o Nordeste do Brasil.

Trabalhos publicados

http://www.embrapa.br/servicos/bdpa/frame_bdpa.html