Página Inicial
A Unidade
Notícias
Pesquisas
Serviços
Licitações
Sistemas de Produção
Área Restrita
Buscar

Incubação de empresas

Nos seus 28 anos de vida, a Embrapa desenvolveu e vem desenvolvendo inúmeras tecnologias. Várias delas não chegaram ao seu destino – a Sociedade.

Aconteceram, também nas duas últimas décadas, mudanças profundas no campo de Transferência de Tecnologia, com relevância para a redução da atuação do setor público e o crescimento da atuação de agentes privados. A modernização da tecnologia de comunicação fez surgir sistemas de produção mais precisos e sofisticados que exigem fluxos velozes de informação tecnológica e recursos humanos capacitados.

Apareceu aí a elevada necessidade de se modernizar e buscar alternativas para aperfeiçoar o processo de Transferência de Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Assim, em parceria com a Fundação CERTI, pioneira no país na criação e desenvolvimento de Empreendimento de Base Tecnológica em outras áreas de tecnologia no Brasil, a Embrapa vem executando um plano inédito no país e provavelmente no mundo, para desenvolvimento e implementação de mecanismos para Transferência de Tecnologias através de Empreendimentos de Tecnologias Agropecuárias, TTENTAR, para estimular novos empreendedores. Entre os mecanismos utilizados na área, existe o processo de Incubação de Empresas que são ações formais que demandam infra-estrutura física e equipe que implementem ações de caráter técnico, político, cultural e gerencial, no sentido de estimular e apoiar empreendimentos, na sua geração, desenvolvimento e interação com o meio empresarial e científico.

Neste processo, a Embrapa Semi-Árido, em parceria com a Fundação CERTI e o ITEP, vem apoiando quatro equipes na elaboração de seus planos para participar do Processo de Incubação de Empresas, sejam elas:

  • Analises Laboratoriais: visa diagnosticar e indicar medidas de controles para doenças e pragas que incidem em diversas culturas no Vale do São Francisco;
  • Bioinsumos: visa a produção de mudas de fruteiras, inclusive, através da cultura de tecidos;
  • LABIOTEC: visa produzir biodefensivos para controle de pragas e doenças de plantas;
  • PROJEVALE: visa prestar assistência técnica para micros, pequenos e médios produtores de semi-árido nordestino, assim como a produção de sementes forrageiras.

Outras informações podem ser adquiridas no seguintes endereços:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Departamento de Transferência e Comercialização de Tecnologia (DTC)
SAIN Parque Rural 
70770-901 Brasília DF
Fones: (061) 347-4101; 348-4199 / Fax: (061) 340-3622
E-mail: ligocki@sede.embrapa.br

Embrapa Semi-Árido
Chefia Adjunta de Comunicação e Negócios
BR 428, km 152 – Caixa Postal  23 
CEP: 56300-970, Petrolina – PE
Fones: (081) 3862-1711, 3862-1551 / Fax (081) 3862.1744
E-mail: chcn@cpatsa.embrapa.br

 

Fome Zero
VI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas
Embrapa no Fome Zero