Embrapa Semiárido
Sistemas de Produção, 5
ISSN 1807-0027 Versão Eletrônica
Ago/2010
Sistema de Produção de Melão
Nivaldo Duarte Costa
LeilsonCosta Grangeiro

Sumário

Apresentação
Socioeconomia
Clima
Manejo do solo
Adubação
Cultivares
Propagação
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Doenças
Pragas
Agrotóxicos
Colheita
Mercado
Rentabilidade
Referências
Glossário
Expediente

 

Cultivares

 

Tipo Amarelo
Tipo Pele de Sapo
Tipo Cantaloupe
Tipo Gália
Tipo HoneyDew
Tipo Charentais

Antes de tomar a decisão de produzir melão, é importante que o produtor considere os seguintes aspectos das cultivares disponíveis no mercado: facilidade de comercialização, qualidades agronômicas, suscetibilidade a doenças, conservação pós-colheita, procedências das sementes e preferência do consumidor (mercado interno ou externo). A seguir, são apresentadas características (segundo informações das empresas) das principais cultivares plantadas na região Nordeste.

Tipo Amarelo

Híbrido AF 682 (Agroflora/Sakata): híbrido de produtividade superior a 20 t/ha e padrão de fruto para mercado interno. Resistente ao oídio, raça 1 e ao vírus do mosaico do mamoeiro, estirpe melancia (PRSV-w). Os frutos são de formato cordiforme, com peso médio de 1,5 kg a 2 kg . Alta resistência ao transporte. Ciclo do plantio a colheita de 55 a 65 dias.

Híbrido Vereda (Agroflora/Sakata): híbrido de produtividade superior a 20 t/ha, apresenta plantas com excelente vigor e ótima cobertura foliar, padrão de fruto para mercados interno e externo. Resistente ao oídio, raça 1 e ao vírus do mosaico do mamoeiro estirpe melancia (PRSV-w). Os frutos possuem ótimo sabor, cavidade pequena, boa conservação pós-colheita e padrão de mercado para exportação. Início da colheita de 55 a 65 dias.

Híbrido Iracema (Agroflora/Sakata): híbrido com potencial produtivo alto, 20 t/ha, plantas vigorosas e alto pegamento de frutos que apresentam uniformidade em tamanho e formato; maior estabilidade de sólidos solúveis (°Brix) acima de 10° em todos os calibres. Resistente ao oídio raças 1, 2, 3 e 5; Fusarium raças 0, 1 e 2 e ao vírus do mosaico do mamoeiro estirpe melancia (PRSV-w). Início da colheita em 68 dias.

Híbrido 4945 (Agroflora/Sakata): híbrido de alta produtividade (acima 20 t/ha), plantas vigorosas e bom pegamento de frutos. Os frutos apresentam formato alongado uniforme, coloração amarela intenso, com padrão para mercado interno e externo. Resistente ao oídio raças 1, 2 e 5; Fusarium raças 0 e 2 e ao vírus do mosaico do mamoeiro estirpe melancia (PRSV-w). Início da colheita em 67 dias.

Híbrido Goldex (Agristar/Topseed): híbrido de produtividade acima de 20 t/ha e plantas vigorosas com tolerância a Fusarium raças 0 e 2 e oídio. Os frutos apresentam polpa branca com pequena cavidade interna e casca levemente rugosa com cor amarelo-ouro e peso médio de 1,4 kg. Alto teor de sólidos solúveis (12° Brix a 13º Brix), ideal para exportação. Início da colheita de 64 a 70 dias.

Híbrido 10/00 (Agristar/Topseed): planta vigorosa com tolerância a Fusarium raças 0, 1 e 2. Os frutos têm coloração externa amarela intensa e peso médio variando de 2,3 kg a 2,8 kg, ideal para mercado interno, sólidos solúveis médio de 12º Brix. Ciclo de aproximadamente 65 dias. É muito cultivado no Submédio do Vale do São Francisco.

Híbrido Tropical (Agristar/Topseed): planta vigorosa com tolerância a Fusarium raças 0, 1 e 2. Os frutos têm coloração externa amarelo intenso e peso médio variando de 2,3 kg a 2,8 kg, ideal para mercado interno. Sólidos solúveis médio de 12º Brix. Ciclo de aproximadamente 75 dias.

Híbrido Mandacaru (Clause Tézier): plantas vigorosas, resistentes ao míldio. Os frutos apresentam formato arredondado, casca vincada, polpa firme com peso médio de 1,5 kg a 2,3 kg, excelente conservação pós-colheita e sólidos solúveis, padrão para mercado interno. Início de colheita variando entre 60 e 65 dias.

Híbrido Gold Mine (Seminis): muito produtivo, acima de 20 t/ha, com boa tolerância de campo ao oídio, ao míldio e ao Fusarium, raças 0, 1 e 2. Os frutos têm formato redondo-ovalado, casca levemente enrugada e peso médio de 1,5 kg a 2 kg, com pequena cavidade interna. Início da colheita de 60 a 65 dias. Padrão para mercado interno, cultivado no período chuvoso.

Híbrido Natal (Rijk Zwaan): alto potencial produtivo, superior a 20 t/ha, possui resistência às raças 2, de oídio, e 0 e 1 de Fusarium. Os frutos apresentam formato ovalado e peso médio de 1,2 kg a 2 kg, padrão para mercado externo. A casca lisa, textura da polpa firme e de coloração branca. Início da colheita aos 65 dias.


Tipo Pele de Sapo

Híbrido Sancho (Syngenta/Rogers): planta muito vigorosa, apresenta resistência a Fusarium, raças 0 e 2, e ao oídio. Os frutos têm formato ovalado, reticulado com peso médio de 1,8 kg a 3,5 kg. A polpa firme, muito doce e de coloração creme. Padrão de fruto para exportação (Europa). Ciclo médio de 70 a 80 dias.

Híbrido Medellin (Nunhens): muito produtivo, acima de 20 t/ha, apresenta fruto de formato ovalado, coloração de polpa branca e sólidos solúveis variando de 10º Brix a 14º Brix. Início da colheita de 65. Padrão para mercado externo.

Híbrido Grand Prix (Agroflora/Sakata): híbrido com plantas vigorosas proporcionando maior proteção dos frutos. Apresenta resistência à Sphaerotheca fuliginea, raça 2, e à Fusarium, raças 0, 1 e 2. Frutos com peso médio de 3 kg, sólidos solúveis de 11,5º Brix e pequena cavidade interna. Produtividade média de 30 t/ha. Padrão de fruto para exportação.

Tipo Cantaloupe

Híbrido Torreon (Agristar/Topseed): planta vigorosa com boa cobertura dos frutos, tolerância ao Fusarium raças 0 e 2 e oídio raças 1 e 2. Frutos de tamanho grande, 1,2 kg, e coloração interna salmão com sólidos solúveis médio de 12º Brix, excelente rendilhamento e boa resistência ao transporte. Ciclo de 65 dias.

Híbrido Vera Cruz (Syngenta/Rogers): planta vigorosa com boa cobertura foliar, tolerância ao Fusarium, raças 0 e 2 e oídio, raças 1 e 2. Frutos com reticulados densos e uniformes, sem suturas com peso médio de 1 kg a 1,2 kg. Polpa de coloração alaranjada intensa com sólidos solúveis médio de 10º Brix a 12º Brix, cavidade interna pequena. Padrão para exportação. Ciclo de 62 a 64 dias.

Híbrido Acclaim (Syngenta/Rogers): planta vigorosa com folhagem densa para proteção dos frutos, tolerância ao Fusarium, raças 0 e 2 e oídio, raças 1 e 2. Frutos com reticulados densos e uniformes, sem suturas com peso médio de 1 kg a 1,5 kg. Polpa firme de coloração alaranjada com sólidos solúveis médio de 10º Brix a 12º Brix, cavidade interna pequena. Padrão para mercado interno. Ciclo de 66 a 68 dias.

Híbrido Sedna (Syngenta/Rogers): plantas vigorosas proporcionando boa cobertura foliar aos frutos. Resistência a Fusarium, raças 0 e 2, oídio, raças 1 e 2 e a Sphaerotheca fuliginea, raças 1 e 2. Os frutos têm formato redondo, casca com rendilhado denso, coloração de polpa alaranjada intensa e peso variando de 0,8 kg a 1 kg. Padrão para exportação, sólidos solúveis médio de 10º Brix a 12º Brix. Ciclo médio na região Nordeste de 64 a 68 dias.

Híbrido Olimpic Express (Agroflora/Sakata): híbrido com plantas vigorosas proporcionando maior proteção dos frutos. Frutos de formato redondo, coloração da polpa alaranjada, peso médio de 1,8 kg e sólidos solúveis de 10º Brix. Produtividade média de 25 t/ha. Padrão de fruto para mercado interno e exportação (mercado americano). Início de colheita aos 60 dias.

Híbrido Hy Mark (Seminis): alto potencial produtivo, acima de 20 t/ha, com resistência ao oídio, raça 1. Os frutos apresentam formatos levemente ovalados com peso médio de 1,4 kg a 1,5 kg. Casca reticulada, sem suturas e polpa salmão intenso com pequena cavidade interna. Ciclo de 62 a 67 dias.

Híbrido PX 4048 (Seminis): híbrido muito produtivo acima de 20 t/ha do tipo longa vida (maior período de vida útil). Os frutos têm formato redondo-ovalado, polpa salmão intensa e peso médio de 1,1 kg, com pequena cavidade interna. Início da colheita de 62 a 66 dias. Padrão para mercado externo.

Híbrido Caribbean Gold (Rijk Zwaan): Cantaloupe do tipo “Harper” com plantas vigorosas e resistência às raças 0, 1 e 2 de Fusarium. Os frutos tipo longa vida (maior período de vida útil) de formato ovalado e grande calibre, padrão para mercado interno e externo. A casca apresenta um reticulado uniforme e mais fino em relação às outras cultivares, pequena cavidade interna e polpa firme e de coloração laranja. Início da colheita aos 65 dias.

Tipo Gália

Híbrido Ciro (De Ruiter): planta vigorosa, com resistência a Fusarium, raças 0 e 1, e tolerância a oídio. Os frutos de formato redondo com redilhamento fino e uniforme, cor amarela, pequena cavidade interna e boa conservação pós-colheita. Peso médio de 0,9 kg a 1 kg e padrão para exportação.

Híbrido Néctar (Clause Tézier): plantas de vigor médio, resistência a Fusarium, raças 0, 1 e 2, e tolerância a míldio. Os frutos apresentam formato arredondado, casca bem rendilhada, polpa de coloração verde e peso médio de 0,8 kg a 1,2 kg; excelente conservação pós-colheita e sólidos solúveis. Padrão para mercado externo.

Híbrido Estoril (Nunhens): muito produtivo, acima de 20 t/ha, apresenta fruto de formato redondo, coloração da polpa verde, e sólidos solúveis variando de 11º Brix a 12º Brix. Início da colheita aos 56 dias. Padrão para mercado externo.

Tipo HoneyDew

Híbrido Orange County (Seminis): produtivo, acima de 20 t/ha, com plantas vigorosas, padrão de frutos tanto para mercado interno como externo. Os frutos de formato redondo, peso médio de 1,5 a 1,8 kg com casca lisa de coloração creme e polpa laranja-escura com cavidade interna pequena. Ciclo de 60 a 64 dias.

Tipo Charentais

Híbrido Magrite (Nunhens): muito produtivo, acima de 20 t/ha, apresenta fruto de formato redondo, coloração da polpa magenta e sólidos solúveis variando de 12º Brix a 15º Brix. Início da colheita aos 65 dias. Padrão para mercado externo.

Híbrido Magisto (Nunhens): muito produtivo, apresenta fruto de formato redondo, coloração de polpa magenta e sólidos solúveis variando de 12º Brix a 15º Brix. Início da colheita aos 65 dias. Padrão para mercado externo.

Embrapa. Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Topo da página